Lomografia é um movimento fotográfico que utiliza câmeras automáticas de baixo custo. O processo consiste na recepção contínua de luz que é feito através do sistema de exposição automático, chegando a durar 30 segundos. Outro efeito, dependendo do modelo e da lente, é o fisheye ''olho de peixe'' no qual a fotografia fica com uma moldura circular. O nome é uma referência ao modelo LOMO LC-A, uma câmera compacta da marca LOMO, a qual é baseada na Cosina CX-1 e começou a ser produzida em 1980.
Cosina CX-1 LOMO LC-A
As lentes das máquinas Lomo são de plástico e produzem efeitos artísticos e nostálgicos, “imitando” sonhos, fazendo com que objetos comuns ganhem encanto, detalhes que em outras situações passariam despercebidos. Caracterizadas por misteriosas vinhetas, sobreposições, vazamentos, grãos lo-fi, borrões e um mágico equilíbrio entre contraste e saturação.




Fisheye, também conhecida como ''olho-de-peixe'', são lentes grande-angular, utilizadas em situações onde é necessário capturar uma grande área do ambiente. A lente fisheye é capaz de abranger um ângulo de até 180°, sua tendência é causar a distorção dos planos. As imagens obtidas com a lente olho-de-peixe ficam sensacionais, confira!
Enfim, a lomografia é divertir-se enquanto se fotografa. Que tal começar agora?
Mas antes, não se esqueça dessas 10 regras de ouro:





06. Seja rápido!


07. Você não precisa saber antecipadamente o que irá fotografar.

08. E depois também não..



Agora já pode começar.. Let's Go!